VI Congresso de Farmácia Hospitalar em Oncologia do INCA

Prezados(as) Colegas,
A 6ª edição do Congresso de Farmácia Hospitalar em Oncologia do INCA, será realizada nos dias 25, 26 e 27 de outubro de 2018 no Hotel Hilton Copacabana, em nome dos farmacêuticos do INCA tenho o prazer de convidá-los para esse grande evento.

O tema central “Farmacêuticos em Oncologia: das Políticas Públicas às Novas Tecnologias, o que te Representa?” foi pensado carinhosamente para abranger todos os desafios que se apresentam na oncologia. Das políticas públicas que garantem o acesso aos tratamentos para os usuários do SUS às novas tecnologias que trazem esperança de melhores resultados, e também, a preocupação com os custos associados a elas. O que nos representa? O que queremos para a assistência farmacêutica em oncologia? Como podemos influenciar esse cenário? Qual o nosso papel? Vamos juntos buscar respostas para essas perguntas.

Participe conosco! Será uma oportunidade ímpar para aprendizado, troca de experiências e de aprimoramento da farmácia oncológica no Brasil.

Três dias intensos de atividades e reflexões, com os já consagrados Simpósios da SBRAFH e da SOBRAFO, a Oficina de Manipulação, Garantia e Controle de Qualidade de Antineoplásicos e o Curso Cuidado Farmacêutico em Oncologia, novidade desta edição.

Nos vemos lá! Saudações Farmacêuticas!
Maely Peçanha Fávero Retto
Presidente VI Congresso

Comissão Organizadora

Presidente do VI Congresso 
Maely Retto

Comissão Organizadora:
Andrea Almeida Tofani
Dulce Couto
Elaine Lazzaroni
Flávia Axelband
Liliane Manaças
Mario Jorge Sobreira
Priscilla Brunelli Pujatti
Sandra Gomes
Tiago Teixeira Guimarães

Comissão Executiva:
Elaine Lazzaroni
Maely Retto
Mário Jorge Sobreira

Comissão Científica:
Presidente
Maria Fernanda Barbosa
 
Comissão de Avaliação de Trabalhos:
Priscila Helena Marietto Figueira
Leandro Cabral Pereira

Programação

Clique aqui e faça download da programação.

  • 25/10/2018

  • 26/10/2018

  • 27/10/2018

08:30 às 12:30

Simpósio da SOBRAFO

13:30 às 17:30

Simpósio de Farmácia Hospitalar em Oncologia da SBRAFH-RJ

08:30 às 17:30

Curso Pré-Congresso: Manipulação, garantia e controle de qualidade de antienoplásicos

08:30 às 17:30

Curso Pré-Congresso: Cuidado Farmacêutico em Oncologia

08:30 às 10:00

MESA 1 - Segurança na Manipulação de Quimioterapia Antineoplásica e Radiofármacos

• Dispositivos de Segurança para manipulação de quimioterapia antineoplásica; • Controle Microbiológico em Área Limpa; • Segurança e risco ocupacional em radiofarmacia;

10:30 às 12:00

MESA 2 - Paciente Oncológico e Fatores de Risco para Hemostasia

• O paciente oncológico e os distúrbios da hemostasia; • Complicações do tromboembolismo venoso e sua influencia no tratamento oncológico; • Acompanhamento Farmacoterapêutico para pacientes oncológicos portadores de tromboembolismo venoso;

14:00 às 15:30

MESA 3 - Cuidado Farmacêutico em Oncologia: a experiência do INCA

• Cuidado Farmacêutico para o paciente oncológico: sistematização de condutas; • Modelo lógico como ferramenta para estruturação do seguimento farmacoterapêutico para pacientes em curso de quimioterapia venosa: HC II e III; • Os diversos cenários da Reconciliação Medicamentosa;

16:00 às 17:30

MESA 4 - Incorporação de Novas Tecnologias em Oncologia: tudo vale a pena?

• O que sabemos e o que ainda resta-nos saber sobre biossimilares; • Avaliação da Incorporação de Novas Tecnologias em Oncologia - Análise de custo-efetividade em Oncologia, o que fazer; • Informação, Transparência e o Big Data na tomada de decisão para incorporação;

08:30 às 10:00

MESA 5 - Tratamento Oncopediátrico realizado. E agora?

• Acesso ao tratamento oncopediátrico no Brasil; • Os sobreviventes do câncer e os efeitos tardios da quimioterapia; • Cuidados Paliativos em Pediatria;

10:30 às 12:00

MESA 6 - Acesso a medicamentos oncológicos no Sistema Único de Saúde: desafios e perspectivas

• Panorama da Assistência Farmacêutica Oncológica no Brasil; • Politicas Públicas voltadas para o acesso à Assistência Farmacêutica em Oncologia no Brasil : Transferências de Tecnologia; • Politicas Públicas voltadas para o acesso à Assistência Farmacêutica em Oncologia no Brasil: Compras Centralizadas;

14:00 às 15:30

MESA 7 - Serviços Clínicos Farmacêuticos voltados a pacientes em condições especiais

• Pacientes com insuficiência renal e hepática em tratamento quimioterápico injetável; • Pacientes no período perioperatório; • Pacientes sob cuidados ao fim de vida;

16:00 às 16:45

PALESTRA: Farmacêuticos em Oncologia: eu formo!! – A Experiência do INCA na formação de farmacêuticos especialistas em oncologia

Patrocinadores

Prata





Simpósio Satélite





Apoio





Valores

Regras de Inscrição

INSCRIÇÃO

Fazer login no site;
Preencher todos os campos da ficha de inscrição;
Efetuar o pagamento.   
Enviar comprovante de categoria e de pagamento

ATIVIDADES PRÉ-CONGRESSO:

Só poderá participar das atividades Pré-congresso, Curso ou Simpósio,  quem estiver inscrito no Congresso.

Vagas limitadas.

Ao se inscrever nas atividades Pré-Congresso o participante deverá optar pela atividade que quer fazer, as atividades estarão acontecendo na mesma data e horário. 

IMPORTANTE:

Na categoria Estudantes, só serão aceitas inscrições de Estudantes de Graduação do Curso de Farmácia.  A inscrição só será válida medianteo o anexo do documento no sistema que comprove a categoria.

Vagas para Estudantes Limitadas. 

NÃO HÁ BOLETO BANCÁRIO COMO FORMA DE PAGAMENTO, APENAS DEPÓSITO OU TRANSFERÊNCIA.

OBSERVAÇÕES:

• As inscrições somente serão confirmadas após comprovação do pagamento da taxa de inscrição correspondente.

• As inscrições prévias encerram-se em 19 de outubro de 2018. Após esta data somente serão aceitas inscrições no local do evento, se ainda houver vagas.

• Independente da forma de pagamento, o recibo somente será fornecido mediante solicitação.

• Política de Cancelamento: A Secretaria do Congresso somente receberá pedidos de cancelamento de inscrição enviados por escrito até o dia 25 de setembro de 2018 (30 dias antes do evento). O reembolso será de 50% da taxa de inscrição, pagável até 45 dias após o término do Congresso. Não serão aceitos pedidos de reembolso após 25 de setembro de 2018.


Dados para depósito/transferência eletrônica:

Banco Bradesco (237) - Agência 0447-2 - Conta Corrente 098873-1 Favorecido: Regency Congressos & Eventos (CNPJ: 68 574 243/0001-77). Para depósito em caixa eletrônico não há necessidade de colocar o dígito da Agência. Anexar comprovante bancário.


Regras de Trabalhos

Edital de Inscrição de Trabalho Científico 

 

Regulamento para envio de trabalhos científicos 

Poderão ser inscritos trabalhos científicos de todo o território brasileiro que se enquadrem na área temática farmácia hospitalar oncológica e que sejam originais e inéditos. 

 

Público alvo 

Somente farmacêuticos devidamente inscritos no Conselho Regional de Farmácia podem se inscrever como autores principais. Alunos de graduação poderão inscrever-se como coautores. 

 

Inscrição 

As inscrições de trabalhos serão efetuadas até 13 de agosto de 2018. E a lista dos aprovados será divulgada dia 31/08/2018

Os resumos deverão ser enviados exclusivamente pelo sistema de submissão do site www.regencyeventos.com.br. Resumos enviados por e-mail ou outra maneira de transmissão de documentos não serão aceitos e não serão avaliados pela comissão julgadora. 

Para inscrever seu trabalho, o autor ou coautor deverá acessar o hotsite do VI Congresso de Farmácia Hospitalar em Oncologia do INCA, no site www.regencyeventos.com.br/farmaciainca, preencher o formulário de inscrição online e realizar o login e acessar o menu submissão de trabalhos. Todavia só poderão ser apresentados aquele em que um dos autores esteja com o pagamento e a confirmação da inscrição até o dia 16 de outubro de 2018.

 

Observação: certifique-se de que o e-mail informado esteja correto, pois todas as informações relativas ao processo de inscrição e resultado de avaliação serão enviadas através dele. 

Cada autor poderá inscrever até 3 trabalhos. Não existe limitação para participação como coautor. Pelo menos um dos autores deverá estar inscrito no VI Congresso de Farmácia Hospitalar em Oncologia do INCA. 

A aceitação do trabalho para exposição no evento será confirmada somente após avaliação da comissão de trabalhos científicos do congresso. Somente serão avaliados os trabalhos que estejam de acordo com todas as exigências deste edital. 

 

Formato para submissão dos trabalhos


Título: deve identificar com clareza a natureza do trabalho. Os títulos devem ser redigidos em caixas altas e baixas e alinhados à esquerda.

Autores: será permitido o máximo de 8 (oito) autores por trabalho. Inserir o(s) nome(s) completo(s) do autor(es), centralizado(s) e de forma regular. Indicar, para cada autor, em nota de rodapé: a categoria profissional, o mais alto grau acadêmico, o(s) nome(s) do(s) departamento(s) e instituição(ões) a que o trabalho deverá ser atribuído, endereço eletrônico, cidade, estado e país; e) nome, endereço e telefone do autor responsável pela correspondência sobre o manuscrito. Caberá aos autores proceder à adequação às normas antes de encaminhá-los, sendo de sua inteira responsabilidade a precisão e correção da linguagem.


Instituição: referenciar a qualificação dos autores e a instituição a qual se encontram vinculados (numeração entre parênteses); com separação por espaço-hífen-espaço, indicar o nome da cidade e a sigla do estado e respectivo endereço eletrônico. 


Resumo: Devem estar em formato PDF; tamanho A4; margens superior/esquerda 3,0 cm e inferior/direita 2,0 cm. A fonte empregada deverá ser Time New Roman, tamanho 12, alinhamento justificado, espaçamento entre as linhas 1,5, entre os parágrafos 1,5.

Devem conter no mínimo 150 e no máximo 250 palavras, serem apresentados em formato estruturado, contendo: introdução, objetivo, método, resultados e conclusão.  Não devem incluir citações, referências, abreviaturas, quadros, tabelas ou figuras. Devem estar em português ou inglês ou espanhol, acompanhados com no mínimo três e no máximo seis descritores nos respectivos idiomas, iniciados com letra maiúscula e separados por ponto e vírgula.


Palavras-chave / descritores:

Os descritores são palavras fundamentais que auxiliam na indexação dos artigos em bases de dados nacionais e internacionais em Ciência da Saúde. Para determinar os descritores, deve-se consultar a lista de DeCS - Descritores em Ciências da Saúde, elaborada pela BIREME. Disponível em: http://decs.bvs.br//

 

O resumo deve conter, obrigatoriamente: 

• Introdução: o autor deverá apresentar o assunto. 

• Objetivo: apresentar os objetivos gerais e específicos (se for o caso) do estudo. 

• Método: descrever os procedimentos empregados para a realização da pesquisa, local, amostra, tratamento estatístico e todos os aspectos que o autor considerar necessário. 

• Resultado: Descrever principais resultados obtidos. Não incluir no resumo gráficos, tabelas ou figuras. 

• Conclusão: Apresentar a resposta ao objetivo do estudo (vincular resultados com objetivos propostos pelo trabalho). 

Palavras-chave: Os resumos devem vir acompanhados de no mínimo 3 e no máximo 6 descritores em ciências da saúde - BIREME, conforme endereço eletrônico http://decs.bvs.br. 

Trabalhos que envolvam pesquisa com seres humanos deverão seguir as determinações da resolução nº 466 de 12 de dezembro de 2012 e apresentar a comprovação de aprovação do trabalho ou termo de solicitação de dispensa pelo sistema CEP/CONEP. 

 

Comissão julgadora 

A comissão julgadora será formada por membros com renomado conhecimento indicados pela comissão organizadora do congresso. 

A comissão classificará os melhores trabalhos para premiação nos termos deste regulamento. Os membros da comissão asseguram o sigilo das informações disponibilizadas nos trabalhos participantes de que tomem conhecimento em virtude do exercício das suas funções. 

A comissão julgadora é soberana, não cabendo às suas decisões qualquer espécie de recurso, pelo que são definitivas. 

 

Avaliação dos resumos 

Os trabalhos que atendam aos critérios especificados anteriormente e aprovados pela comissão julgadora serão automaticamente inscritos para apresentação na seção de pôsteres do VI Congresso de Farmácia Hospitalar em Oncologia do INCA e farão parte dos anais do congresso. 

Os trabalhos serão classificados como aceitos ou recusados, não havendo retorno ao autor para correções. Após o envio do resumo não será permitida qualquer tipo de alteração do mesmo. 

A comissão julgadora não terá acesso aos nomes dos autores e instituição durante todo processo de avaliação dos resumos (atenção especial a esse critério no momento da submissão do arquivo em PDF)

Os trabalhos aprovados serão divulgados no site www.regencyeventos.com.br a partir do dia 31 de agosto de 2018.

- Os trabalhos aprovados deverão ser apresentados na seção de pôsteres do VI Congresso de Farmácia Hospitalar em Oncologia do INCA. 

- Os cinco melhores trabalhos serão selecionados para apresentação oral.  

- Os melhores trabalhos concorrerão ao Prêmio Letícia Boechat. 

- Tanto a avaliação presencial do pôster, quanto a apresentação oral serão realizadas no dia 26, sexta-feira de 17h as 18h30;

 

Apresentação dos trabalhos na seção de pôsteres: 

É obrigatório que o título do pôster seja idêntico ao trabalho submetido através do formulário de inscrição. 

O pôster deverá ter a dimensões de 0,90 m de largura x 1,20 m de altura e será fixado em painel específico em data e local a ser determinado pela secretaria do V Congresso de Farmácia Hospitalar em Oncologia do INCA. 

O conteúdo do pôster deverá seguir as seguintes normas: 

·         Título: letras maiúsculas, fonte superior a 70; 

·         Nome e instituição dos autores: em destaque e abaixo do título; 

·         Texto principal: no mínimo fonte 20, normal. Deverá conter obrigatoriamente: introdução, objetivo, metodologia, resultados e conclusão conforme previamente descrito; 

·         Agradecimentos, suporte financeiro e institucional: opcional; 

·         Referências: deverão estar numeradas (algarismos arábicos) e ordenadas seguindo a citação no texto, de acordo com o estilo Vancouver;

·         Os títulos das seções devem ser em letras maiúsculas, negrito;

·         Os subtítulos das seções devem ser em letras minúsculas, negrito, sublinhadas. 

 

Apresentação Oral dos trabalhos:

Os 05 (cinco) trabalhos aprovados para apresentação oral serão inseridos na programação do Congresso, no dia 26, sexta-feira de 13 às 14 horas em sala específica para este fim, que estará identificada na programação do congresso.

O tempo máximo de apresentação de cada trabalho será de 10 minutos e o autor deverá utilizar o slide padrão do congresso que será remetido por e-mail.

Não serão realizadas perguntas ao orador;

A avaliação presencial dos pôsteres será realizada no dia 26, sexta-feira de 17h as 18h30;

A apresentação oral deve seguir as seguintes normas:

·         Usar o formato PowerPoint, com orientação da página: Paisagem (widescreen)

·         Incluir slide inicial contendo o logotipo do evento, o título do trabalho, seguidos do(s) nome(s) do(s) autor(es), respeitando a ordem apresentada no Resumo;

·         Incluir rodapé com o logotipo menor do evento nos demais slides e informações para contato com os autores no slide final;

·         Utilizar tipo de fonte (Arial) e tamanho de letra (mínimo 14) adequada para visualização em salas de porte médio a grande;  

·         É recomendável a utilização de imagens e gráficos (não obrigatório);

·         Os arquivos das apresentações deverão ser entregues no Midia Desk até 30 minutos antes do início da sessão;

·         Os apresentadores deverão comparecer à sala programada com antecedência mínima de 20 minutos e se identificar junto ao coordenador de sala; e

·         O tempo estipulado para cada trabalho deverá ser rigorosamente obedecido, tanto para início quanto para término de cada apresentação.

·         Na sala estará disponível para as apresentações o projetor multimídia (data show) com microcomputador e, por segurança, não será permitida a utilização de equipamentos pessoais.

·         Os trabalhos podem ser apresentados pelo autor ou um de seus coautores. O apresentador deverá, obrigatoriamente, estar inscrito no Congresso. 

 

 

 

Julgamento dos trabalhos 

·      A avaliação dos trabalhos submetidos será realizada de acordo com as definições deste regulamento. A comissão julgadora trabalhará sem acesso à informação dos autores e utilizará como critérios de avaliação os seguintes itens: 

·         Apresentação geral do trabalho cumprindo rigorosamente os critérios do regulamento; 

·         Qualidade do texto quanto à linguagem (objetividade e clareza); 

·         Relevância da incorporação de estratégias de excelência e seu impacto atividade farmacêutica; 

·         Coerência dos objetivos com a metodologia; 

·         Metodologia apropriada com detalhamento suficiente para permitir reprodutibilidade; 

·         Organização dos resultados de modo a serem facilmente compreendidos. 

·         Conclusão descrita sob o ponto de vista do autor quanto aos resultados obtidos com fundamento, coerência e alcance. 

 

 

Premiação 

A comissão julgadora escolherá o primeiro, segundo e terceiro colocados, que receberão certificado de premiação. que serão entregues somente ao autor principal do trabalho. 

A divulgação dos vencedores e cerimônia de premiação acontecerá na cerimônia de encerramento do VI Congresso em Farmácia Hospitalar de Oncologia do INCA. 

Os trabalhos aceitos serão publicados na forma de anais do congresso em edição especial da Revista Brasileira de Cancerologia

 

Dos direitos de divulgação

Os autores intelectuais dos trabalhos inscritos concordam com a utilização sem ônus de seu nome, imagem e trabalhos para divulgação em quaisquer meios de comunicação, traduções parciais ou integrais e reprodução total ou resumida por qualquer meio, independentemente de qualquer licença, remuneração ou pagamento, além da premiação prevista neste regulamento. As publicações autorizadas destinam-se única e exclusivamente à distribuição gratuita a farmacêuticos, médicos, investigadores e outros profissionais ou entidades com interesse na área da saúde, distribuição essa a ser realizada, segundo o livre critério do Instituto Nacional de Câncer. 

 

Disposições finais 

Estão impedidos de concorrer ao Prêmio Letícia Boechat trabalhos que tenham entre seus autores membros da comissão julgadora do VI Congresso de Farmácia Hospitalar em Oncologia do INCA. 

Os materiais enviados por parte dos inscritos não serão devolvidos. Os participantes autores assumem total e exclusiva responsabilidade a respeito de todas e quaisquer eventuais reivindicações de terceiros que se sintam prejudicados por suas participações no concurso ou pelas cessões dos direitos de autor sobre suas frases, sendo esses direitos cedidos livres e desembaraçados de todos e quaisquer ônus ou restrições. Todos os participantes declaram que o conteúdo dos trabalhos inscritos é original. Em caso de plágio de qualquer espécie o VI Congresso de Farmácia Hospitalar em Oncologia do INCA não responderá pelo ato do participante, sendo este responsável por eventuais ônus ou danos a terceiros, respondendo integral e exclusivamente, além de ser desclassificado do concurso e consequentemente perder o direito de concorrer aos prêmios. 

O VI Congresso de Farmácia Hospitalar em Oncologia do INCA poderá interromper o concurso em qualquer momento caso motivos de força maior assim o faça necessário. 


A participação neste concurso acarreta aos participantes a aceitação total e irrestrita de todos os itens deste regulamento. Para eventuais dúvidas existentes referentes ao presente regulamento os participantes devem encaminhá-las para a comissão julgadora através do endereço incaeventos@regencyeventos.com.br. 

As dúvidas não previstas neste regulamento serão julgadas por uma comissão composta por membros do VI Congresso de Farmácia Hospitalar em Oncologia do INCA, cujas decisões serão soberanas e irrecorríveis. 

A comissão organizadora do congresso não será responsável pelos custos de transporte e hospedagem ou qualquer outra forma de despesa, visando a apresentação de qualquer trabalho enviado e aceito. 

Outras questões que não estejam citadas neste Edital serão avaliadas caso a caso pela comissão

Fone

21 25514012/25536628

Local

Hilton Hotel - Av. Atlântica, 1020 – Copacabana - RJ

E-mail

incaeventos@regencyeventos.com.br


© Copyright 2018